O que significa ter qualidade de vida e bem-estar?

19 de ago. de 2023

Nesse artigo nós vamos conversar um pouco sobre o que significa ter qualidade de vida e quais fatores estão associados a sensação de bem-estar. Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) “bem-estar” é um conceito que se relaciona a saúde e vai muito além da ausência de doenças: saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Enquanto que a qualidade de vida é a percepção que a pessoa tem sobre a sua própria condição de vida (considerando os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente).

Dessa forma, podemos concluir que tanto a sensação de bem-estar, quanto a percepção de qualidade de vida depende de vários fatores. Por isso, mesmo que uma pessoa tenha uma dessas áreas em bom estado, ainda pode sentir ausência de bem-estar por déficits nas outras áreas. Isso acontece porque não somos seres divididos. O conceito dualista entre “mente” e “corpo”, por exemplo, só faz sentido na teoria, porque na prática tudo se entrelaça.

Vamos conhecer um pouco sobre quais são os domínios de bem-estar e qualidade de vida?


Domínios de bem-estar e da qualidade de vida

Bem-estar físico:

Se relaciona ao bom funcionamento do corpo físico. O bem-estar nessa área envolve a nutrição, qualidade do sono, ausência de dores, hidratação, atividades físicas, entre outros.

Como posso melhorar? É importante que você tenha o hábito de autocuidado, faça exercícios físicos regularmente, tenha uma alimentação adequada e faça acompanhamento médico na frequência ideal (que pode variar de pessoa para pessoa, mas recomenda-se a realização de exames de rotina pelo menos uma vez ao ano).


Bem-estar psicológico: 

Envolve a capacidade de pensar, aprender, vivenciar a espiritualidade, saber lidar com as diferentes situações da vida (em especial as estressoras) e com as suas próprias emoções. O domínio da saúde mental é extremamente importante quando falamos em qualidade de vida, mas infelizmente ele é frequentemente negligenciado pela maioria das pessoas. 

Como posso melhorar? Invista em autoconhecimento (para entender e aprender a lidar com suas emoções e pensamentos) e também trabalhe seus comportamentos para lidar com as dificuldades que podem surgir em sua vida. A terapia é um excelente meio para trabalhar todas essas questões.


Bem-estar social:

Esse domínio está relacionado ao contexto social e cultural em que estamos inseridos e também se trata da capacidade que temos para interagir com outras pessoas (como familiares, amigos, desconhecidos, etc). O ser humano é, por natureza, um ser social e por isso precisa de relações sociais para o seu pleno desenvolvimento. É importante destacar que grupos sociais podem ser tanto fatores de risco, quanto fatores de proteção para uma pessoa, dependendo do contexto individual de cada uma. Por exemplo, a família frequentemente é um fator de proteção às pessoas com transtornos mentais (porque influenciam na sua melhora), mas em alguns casos pode ser um fator de risco (quando falamos de famílias abusivas e tóxicas, por exemplo). Dessa forma, o ambiente social em que a pessoa está influencia diretamente na sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

Sinto que preciso dedicar um tempo maior falando sobre esse domínio, porque frequentemente temos a tendência de nos afastarmos das pessoas por não sabermos lidar com relacionamentos. De fato, relações sociais são complexas, mas não impossíveis. Para que consigamos mantê-las de forma saudável precisamos saber que: 1. algumas relações não duram para sempre e está tudo bem. Como diz Solange Rosset: “Aprender a pertencer e a separar-se funcionalmente é uma das questões que acompanham o ser humano durante sua existência”; 2. O fato de uma relação não precisar durar para sempre, não significa que precisamos ser insensíveis uns com os outros; 3. Às vezes vamos precisar nos afastar de algumas pessoas pelo bem da nossa saúde mental; e 4. O amor familiar não é inato, ele precisa ser construído como em qualquer outra relação. Obviamente, o assunto não se encerra nessas quatro questões, existem vários fatores a serem levados em conta nos diferentes relacionamentos existentes. 

Como posso melhorar? Busque relações saudáveis com seus familiares e amigos, mantendo a comunicação e pedindo ajuda sempre que precisar. Além disso, é muito importante que você tenha autoconhecimento sobre as suas potencialidades e dificuldades em relação às interações sociais. Mais uma vez, a psicoterapia pode ajudar muito nisso.


Meio ambiente:

Por fim, mas não menos importante. O meio ambiente em que estamos também influencia na nossa qualidade de vida e aqui está incluso a sensação de segurança física, recursos financeiros, acesso a serviços básicos (como saúde e educação), transporte, oportunidades de lazer, entre outros.

Como posso melhorar? Busque ter momentos de lazer, tempo de qualidade com as pessoas que você ama e mantenha os seus ambientes organizados. Se estiver passando por alguma dificuldade você também pode procurar pelos serviços públicos disponibilizados em sua cidade, como o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS (entre em contato com a prefeitura da sua cidade).


Nesse artigo eu busquei te apresentar os domínios importantes que englobam o bem-estar e a qualidade de vida. É muito importante destacar que quando se investe em apenas um desses domínios em detrimento dos outros (por exemplo, cuidando da saúde física, enquanto negligencia a saúde mental), corremos o risco de adoecer e perder a sensação de bem-estar. Fique atento a esses fatores e, se precisar, busque ajuda.

Juliane Macedo da Silva

Psicóloga - CRP (08/37947)